-
Arquitetos: Martín Aloras; Martín Aloras
- Área: 240 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Walter Salcedo
-
Fabricantes: AyV Group, Morris Construcciones, Plakart
Descrição enviada pela equipe de projeto. Do bairro privado de Golf Aldea, fora da cidade de Rosário, recebemos a encomenda de uma casa familiar que incluía certos requisitos, como uma grande galeria, algum hermetismo em relação à rua e a possibilidade de uma futura expansão que hospedaria o quarto principal .
As dimensões do terreno faz com que a gente estabeleça uma massa compacta controlada por uma seqüência estrutural em ambos os sentidos.
O fato de que a borda do terreno está ao lado da praça local, nos convida a gerar um espaço vazio de modo a incluir o espaço público no projeto. Também abrimos um "olho" pelo qual é possível observar os filhos do residentes brincando.
Os dormitórios são implantados no final do terreno para abrir espaço para um grande espaço coberto e para uma série de pátios internos.
Esses movimentos dominam radicalmente a estrutura que não se esconde apenas em uma superfície feita de tijolos em busca de uma relação tectônica maior com a vizinhança, como também rompe com a lógica construtiva de maneira lúdica.
A decisão do material que seria usado também honra o trabalho do arquiteto Marcelo Villafañe, realizado próximo ao terreno.